Você conhece o formato da avaliação do ENEM? Sabe o que é um distrator?


Antes de falarmos do conceito de um distrator, vamos primeiro situá-lo dentro da elaboração do item (popularmente conhecido como questão).
Um item é composto pelos seguintes elementos:

·    Texto-base: é usado para estimular o estudante a mobilizar recursos cognitivos para solucionar a situação-problema proposta. O estímulo pode conter um texto, uma imagem ou outros recursos.

·  Suporte: deve apresentar, graficamente, visibilidade e legibilidade. Indicar a fonte original, será sempre baseado em critérios didático-pedagógicos, criando uma situação-problema. É importante ressaltar que os suportes não devem ter função decorativa.

·    Enunciado: pode ser dado sob a forma de complementação ou de interrogação. Ele tem que ser preciso e precisa estar totalmente ligado à habilidade que se pretende avaliar.

·     Alternativas de resposta: são apresentadas na forma de cinco opções, sendo somente uma correta, que é o gabarito. As alternativas que não contemplam a resposta são chamadas de distratores.

Os distratores indicam as alternativas incorretas a resolução da situação-problema proposta. Além disso, essas respostas devem ser plausíveis, isto é, devem parecer corretas para aqueles participantes do teste que não desenvolverem a habilidade em questão (Haladyna, 2004). Eles devem ser plausíveis em relação ao enunciado e à habilidade que está sendo avaliada.

Em outras palavras, os distratores são erros comuns observados em situações de ensino-aprendizagem. Lembrar sempre que um distrator não é uma opção que leve ao que chamamos de “pegadinha”, ou seja, induzir o aluno ao erro.


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