Você conhece o formato da avaliação do ENEM? Sabe o que é um distrator?
Antes
de falarmos do conceito de um distrator, vamos primeiro situá-lo dentro da
elaboração do item (popularmente conhecido como questão).
Um
item é composto pelos seguintes elementos:
· Texto-base: é
usado para estimular o estudante a mobilizar recursos cognitivos para
solucionar a situação-problema proposta. O estímulo pode conter um texto, uma
imagem ou outros recursos.
· Suporte: deve
apresentar, graficamente, visibilidade e legibilidade. Indicar a fonte
original, será sempre baseado em critérios didático-pedagógicos, criando uma
situação-problema. É importante ressaltar que os suportes não devem ter função
decorativa.
· Enunciado: pode
ser dado sob a forma de complementação ou de interrogação. Ele tem que ser
preciso e precisa estar totalmente ligado à habilidade que se
pretende avaliar.
· Alternativas
de resposta: são apresentadas na forma de cinco opções,
sendo somente uma correta, que é o gabarito.
As alternativas que não contemplam a resposta são chamadas de distratores.
Os
distratores indicam as alternativas
incorretas a resolução da situação-problema proposta. Além disso, essas
respostas devem ser plausíveis, isto é, devem parecer corretas para aqueles
participantes do teste que não desenvolverem a habilidade em questão (Haladyna, 2004). Eles devem ser
plausíveis em relação ao enunciado e à habilidade que está sendo avaliada.
Em
outras palavras, os distratores são erros comuns observados em situações de ensino-aprendizagem.
Lembrar sempre que um distrator não é uma opção que leve ao que chamamos de
“pegadinha”, ou seja, induzir o aluno ao
erro.
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